2018 foi um ano difícil. É o que muitos estão dizendo.
Para nós do Semear foi um ano muito produtivo. Nosso terceiro ano juntos! E nosso time agora cresceu com a chegada do Leonardo. Mais mãos e mais trabalho pela frente.
Nosso propósito de compartilhar nossas experiências e nosso conhecimento da Doutrina Espírita só nos fortaleceu também enquanto pessoas. Revimos nosso aprendizado, reavaliamos nossos conceitos e temos agora em vista de tudo o que aconteceu neste ano que termina, um olhar bem diferente em face a tantos momentos desafiadores para todos nós que compartilhamos a vida neste cenário encarnatório.
Sim! Nos comprometemos a não fugir para as montanhas! Como nos ensina Kardec, nosso aprendizado ocorre em meio aos percalços do tempo e da sociedade em que nos inserimos. Se prestarmos atenção ao mundo que nos rodeia, podemos aprender muito.
É isto que o nosso Grupo busca. Falar do Espiritismo nos dias de hoje. Trazer Jesus e Kardec para as nossas experiências do dia a dia, entendendo como é que a Doutrina dos Espíritos se encaixa tão bem hoje, no nosso cotidiano, como se encaixava há quase dois séculos passados.
Fomos buscar temas relevantes para as pessoas de hoje que sofrem as dores e as dúvidas do nosso tempo. Falamos de internet, fake news, mudanças climáticas, refugiados, da sexualidade, de drogas, de adolescência, suicídio, games, família e da indiferença. Tudo isto, temperado com a fé, o amor e o desejo permanente de renovação que deve estar presente nos espíritos que se comprometeram a evoluir. Foram 96 palestras, com mais de 5.245 pessoas presentes. Além disto, promovemos 10 Seminários e contamos com a parceria amorosa de Adeilson Salles, que nos auxiliou a tocar o coração de quase 200 jovens que toparam participar conosco de um novo experimento, conduzido pelos próprios jovens. Isto aconteceu em um final de semana em que algumas casas espíritas aceitaram o desafio de entregar as chaves à moçada. Foi emocionante para todos nós perceber o potencial das novas gerações.
Falamos também, com a ajuda de muitos parceiros, por meio da nossa Newsletter, a milhares de companheiros que nos acompanham pelo site, pelo Facebook e para aqueles que subscrevem o nosso mailing.
Tudo isto nos desafia a procurar ainda mais trabalho. E é isto que estamos fazendo.
E os problemas do mundo?
São fonte de inspiração para nós. Porque nos cabe analisar o mundo em que vivemos e entender quais ensinamentos estão embutidos em cada situação. E, com isto, seguimos caminhando, sem perder a fé em Deus, a fé na humanidade e acima de tudo a fé em nós mesmos.
Deus continua acreditando na gente, nos aguardando no fim da caminhada. Como é que a gente não vai acreditar?
Feliz Ano Novo!
Sim! Felizes tempos novos a cada dia, na certeza de que cabe a nós desejar que, todos nós, trabalhadores do bem, médiuns, assistidos, espíritas e não espíritas, possamos nos unir em comunhão de pensamentos, palavras e ações para vivermos em um mundo cada vez melhor.